I Encontros Graduados


Edital

I Semana de Encontros Graduados de Ciências Sociais da Universidade de BrasíliaAs Ciências Sociais além de suas fronteiras familiares
1.   Objetivos
Os Encontros Graduados visam construir espaços para trocas de conhecimentos, experiências e interesses entre alunas e alunos de graduação em Ciências Sociais. Proporcionamos, para tanto, mesas temáticas de discussão e exposição de trabalhos acadêmicos (baseados em artigos ou trabalhos imagéticos), palestras com pesquisadoras e pesquisadores e outros espaços de integração.
2.   Tema
O tema dos Encontros Graduados de 2012 será “As Ciências Sociais além de suas fronteiras familiares”. Queremos enfocar, com isso, o debate a respeito do exercício (e consequente contribuição) das Ciências Sociais em articulação ou diálogo com disciplinas tradicionalmente pouco próximas do ponto de vista teórico-metodológico, como as Ciências da Natureza e da Vida, as Engenharias, a Arquitetura, a Matemática, as Artes, a Pedagogia, o Direito, dentre outras. Dessa maneira (conforme expresso pelo item 4.2) privilegiaremos a exibição de trabalhos e palestras que se aproximem do tema.
3.   Inscrições para apresentação de trabalhos
3.1   Período: 25 de dezembro de 2011 a 12 de fevereiro de 2012.3.2  – Procedimentos: 3.2.1  – Baixe o formulário disponível no blog http://encontrosgraduados.blogspot.com e preencha os campos solicitados. Atente para o fato de que há campos opcionais e campos obrigatórios. Formulários com campos obrigatórios deixados em branco não serão avaliados.3.2.2  – O resumo solicitado no formulário deve ter entre 1500 e 2500 caracteres. Esse limite abrange apenas título e corpo do trabalho. Referências bibliográficas não contam no limite de caracteres. Atente para o fato de que espaço e pontuação também contam como caracteres.3.2.3  – Formulários sem resumo ou com resumos que extrapolem ou não atinjam o limite de caracteres não serão avaliados. As/os autoras/es que inscreverem trabalhos imagéticos também deverão  submeter um resumo escrito.3.2.4  – Os resumos deverão respeitar a seguinte formatação: Fonte Times New Roman, tamanho dos caracteres 12, espaçamento entre linhas 1,5, espaçamento entre parágrafos Automático, alinhamento Justificado.3.2.5  – Eventuais citações no corpo do texto deverão seguir o sistema conhecido como “autor-data”. Por exemplo: (Laraia, 2004: 62).3.2.6  – Os resumos não deverão incluir notas de rodapé.3.2.7  – Deverão ser citadas no resumo no máximo 5 (cinco) referências bibliográficas, as quais deverão seguir o padrão de formatação da ABNT (instruções em http://encontrosgraduados.blogspot.com/abnt). Atente para o fato de que as referências bibliográficas não contam no limite de caracteres do resumo.3.2.8  – O formulário de inscrição será disponibilizado em formato .doc e não deverá ser alterado3.2.9  – Envie o formulário preenchido em anexo para o e-mailencontrosgraduados@gmail.com.3.2.10   – Envie também em anexo um documento que comprove sua vinculação como graduando em uma instituição de ensino superior. Capturas de tela (screenshots) de websites e de programas de computador serão aceitos no lugar do documento.3.2.11   – Escreva no campo “Assunto” do e-mail “Inscrição: X”, em que X deverá corresponder a uma das mesas temáticas em que se deseja apresentar o trabalho (ver item 3.3.5).3.2.12   – Após aprovação do resumo, serão enviadas as instruções para envio do trabalho completo, seja em formato de artigo, vídeo ou fotografias.3.3 – Pré-requisitos para apresentação de trabalhos: 3.3.1 – Ser matriculada/o em curso de graduação em Ciências Sociais (ou Sociologia ou Antropologia ou Ciência Política) em qualquer instituição de ensino superior oficialmente regulamentada pelo Ministério da Educação.3.3.1.1 – Trabalhos de estudantes de outros países podem, excepcionalmente, ser aceitos mediante avaliação de sua relevância e qualidade pela comissão organizadora.3.3.1.2 – Trabalhos de estudantes de outros cursos podem, excepcionalmente, ser aceitos mediante avaliação de sua relevância e qualidade pela comissão organizadora.3.3.1.3 – A apresentação de trabalhos é restrita a estudantes de graduação. 3.3.1.4 – Membros da comissão organizadora do evento (bolsistas e voluntárias/os do PET de Sociologia da Universidade de Brasília entre os períodos 2/2011 e 1/2012) não poderão submeter trabalhos.3.3.2 – Trabalhos apresentados em vídeo devem ter entre 1 (um) e 30 (trinta) minutos.3.3.3 – Trabalhos fotográficos devem podem ser compostos por entre 5 (cinco) e 15 (quinze) imagens.3.3.4 – Cada autor/a pode inscrever até dois trabalhos para apresentação.3.3.4.1 – Caso um/a autor/a inscreva mais de dois trabalhos, apenas os dois primeiros a serem enviados serão avaliados.3.3.4 – Após a inscrição de um trabalho, não será possível fazer inclusão ou remoção de autoras/es.3.3.5 – Os trabalhos apresentados devem se adequar a uma das mesas temáticas propostas, quais sejam:1.              Teorias Antropológicas e Sociológicas2.              Política e movimentos sociais3.              Educação e Aprendizagem4.              Percepções do Espaço5.              Gênero: produções clássicas e contemporâneas6.              Religiosidades7.              Mostra Audiovisual3.3.5.1 – Trabalhos imagéticos (audiovisuais e fotográficos) deverão ser inscritos na mesa temática Audiovisual. Trabalhos imagéticos inscritos em outras mesas temáticas não serão avaliados.3.3.5.2 – Após a inscrição de um trabalho, não será possível fazer alteração da mesa temática escolhida, nem da parte da/o autor/a, nem da parta da comissão organizadora.3.3.6      – Os trabalhos apresentados deverão estar concluídos ou em andamento. Não serão aceitos projetos de pesquisa não desenvolvidos.3.3.7      – Os trabalhos apresentados não precisam ser inéditos.
4.   Inscrição para ouvintes
4.1 – Entre os dias 16 de Abril de 2012 até o dia 9 de maio de 2012 (segundo dia do evento) estará disponível no blog do evento (http://encontrosgraduados.blogspot.com) um formulário de inscrição para ouvintes.4.2 – A inscrição será gratuita e é aberta a qualquer pessoa interessada, independentemente do nível de instrução, vinculação a instituição de ensino superior ou área de estudos.4.3 – A inscrição só poderá ser feita pela Internet, através do blog dos Encontros Graduados. A comissão organizadora não fornecerá meios para realização de inscrição nos espaços do evento, embora possa indicar espaços no campus em que seja possível fazê-lo.
5. Seleção de trabalhos para apresentação
5.1 – Os resumos inscritos serão avaliados pela comissão organizadora, que é formada por bolsistas e voluntárias/os do PET de Sociologia da UnB, composto por graduandas/os em Ciências Sociais (Antropologia e Sociologia) daquela instituição. Poderão participar da avaliação também as/os debatedoras/es, estudantes de pós-graduação em Sociologia ou Antropologia ou Ciência Política ou Estudos Comparados das Américas, com linhas de pesquisa relacionadas ao assunto das mesas temáticas.5.2 – Serão privilegiados os trabalhos que se aproximem do tema desde ano dos Encontros Graduados, qual seja, “As Ciências Sociais além de suas fronteiras familiares”. No entanto, trabalhos que não dialoguem com o tema poderão ser aprovados.5.3 – Trabalhos não imagéticos serão selecionados a partir da leitura de seus resumos. A relação dos trabalhos aprovados assim classificados será disponibilizada no blog dos Encontros Graduados (http://encontrosgraduados.blogspot.com) no dia 12 de março de 2012.5.4 – Trabalhos imagéticos serão pré-selecionados a partir da leitura de seus resumos, mas serão de fato aprovados após sua visualização pela comissão organizadora. As/os autores com resumos aprovados para a Mostra Audiovisual terão entre os dias 12 de março de 2012 e 19 de março de 2012 para encaminharem (conforme instruções a serem dadas) seu trabalho em vídeo e/ou fotografia. A relação dos trabalhos aprovados assim classificados será disponibilizada no blog do evento (http://encontrosgraduados.blogspot.com) no dia 06 de Abril 2012. 5.5 – Autoras/es com trabalhos (imagéticos e não-imagéticos) aprovados receberão uma notificação por e-mail, acompanhada de uma carta de aceite. 5.6 – Autoras/es com trabalhos aprovados não precisarão pagar qualquer tipo de taxa à comissão organizadora.5.7 – As/os autoras/es com resumos de trabalhos não imagéticos aprovados deverão encaminhar (conforme instruções a serem dadas) o trabalho completo em texto escrito, contendo entre 8 e 16 páginas (abrangendo título, corpo do trabalho, referências bibliográficas e anexos), até o dia 15 de Abril de 2012.5.7.1 – A formatação do trabalho escrito deverá ser a seguinte: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, espaçamento entre parágrafos Automático, alinhamento Justificado, margens superior e esquerda 3 cm, margens inferior e direita 2 cm. As citações e referências bibliográficas deverão estar de acordo com as normas da ABNT (instruções emhttp://encontrosgraduados.blogspot.com/abnt). Notas de rodapé serão aceitas. O trabalho deverá estar em formato .doc5.8 – Autoras/es que não enviarem seus trabalhos completos dentro das normas prescritas neste edital terão sua inscrição cancelada.
6. Apresentações de trabalhos
6.1 – A ordem das apresentações será definida pela comissão organizadora.6.2 – As/os autores deverão chegar, no mínimo, 30 minutos antes do início da mesa temática. Atrasos poderão implicar em cancelamento da apresentação e consequente na não-emissão de certificado.6.3 – Todos os trabalhos serão comentados por debatedores, estudantes de pós-graduação na UnB em Antropologia ou Sociologia ou Ciência Política ou Estudos Comparados das Américas com linhas de pesquisa relacionadas aos temas das mesas.6.4 – Após a apresentação dos trabalhos e comentários dos debatedores haverá espaço para comentários e perguntas da plateia. 6.4.1 – Os trabalhos apresentados serão devolvidos às/aos participantes devidamente comentados pelos debatedores da mesa no período de até um mês após o evento.6.5 – Apresentações na mesa temática Audiovisual: 6.5.1 – Autoras/es de trabalhos em vídeo terão 15 minutos, além do tempo de duração de seus trabalhos, para apresenta-los. O tempo será o mesmo para apresentações individuais ou em grupo. O tempo poderá ser mais longo se houver abstenção de candidatos.6.5.2 – Autoras/es de trabalhos fotográficos terão 20 minutos para apresentar seu trabalho, a despeito da quantidade de fotos. O tempo será o mesmo para apresentações individuais ou em vídeo. O tempo poderá ser mais longo se houver abstenção de candidatos.6.5.3 – As/os autores de trabalhos fotográficos terão parte de suas fotos reveladas para exposição nos espaços do evento. A exposição deverá ser acompanhada de um texto de apresentação.6.6 – Apresentações nas demais mesas temáticas: 6.6.1 – As/os autores terão 20 minutos para apresentarem seus trabalhos. O tempo será o mesmo para apresentações individuais ou em grupo. O tempo poderá ser mais longo se houver abstenção de candidatos.6.6.2 – Computador e datashow estarão disponíveis em todas as mesas temáticas. A/o autor/a não precisará avisar com antecedência a necessidade do uso do equipamento. Só poderá ser exibido conteúdo armazenado em pendrives, HDs externos e outros equipamentos de armazenamento com saída “USB”.
7 – Certificação
7.1 – No último dia da realização dos Encontros Graduados as/os autoras/es dos trabalhos apresentados receberão por e-mail um certificado em formato .pdf. Ausência da/o autor/a e cancelamento da apresentação implicarão em não emissão de certificado.7.2 – O certificado é individual, portanto a ausência de um/a das/os membros de apresentações grupais não prejudicará a certificação das/os demais membros do grupo.7.3 – Em até um mês após a realização do evento as/os ouvintes receberão por e-mail um certificado em formato .pdf. Só serão certificados ouvintes com pelo menos 60% de presença em todo o evento.
8 – Publicações do evento
8.1 – Todos os trabalhos selecionados terão seus resumos publicados na seção “Cadernos de Resumos” do blog dos Encontros Graduados quando da divulgação da relação de trabalhos aceitos (ver itens 5.3 e 5.4).8.2 – Duas semanas após a realização dos Encontros Graduados publicaremos em nosso blog todos os trabalhos completos efetivamente apresentados. Os trabalhos em vídeo serão disponibilizados sem restrição de acesso em nossa conta no website http://vimeo.com e os trabalhos fotográficos serão disponibilizados nas mesmas condições em nossa conta no website http://flickr.com.8.3 – As políticas de direitos autorais deverão ser estabelecidas pelas/os autoras/es quando do envio dos trabalhos completos.8.4 – Após o evento serão selecionados um trabalho de cada mesa temática, que poderão ser publicados posteriormente no relançamento da revista “Textos Graduados”. As/os autoras/es serão notificados e terão a autorização solicitada para a publicação dos trabalhos.
9 – Horários das apresentações


TERÇA
QUARTA
QUINTA          
SEXTA
Manhã
de 9h   às 12h

Mesa 1
Mesa 3
Mesa 5
Tarde
de 14h às 17h
Inscrição
                       
Mesa 2
                       
Mesa 4
                       
Mesa 6
                       
Noite
de 17h às 19h
                       
Abertura
21h
                       
Audiovisual
de 17h às 20h
                       
Audiovisual
de 17h às 20h                       
Encerramento
18h                       

10 – Cronograma·       
INSCRIÇÕES: de 19/12/2011 a 12/02/2012 
Divulgação, no blog dos Encontros Graduados, da relação dos trabalhos não-imagéticos selecionados e da pré-seleção da mostra audiovisual: 12/03/2012
Envio dos trabalhos imagéticos completos à Comissão organizadora: 12/03/2012 a 19/03/2012
Envio dos trabalhos não imagéticos completos à Comissão Organizadora: de 12/03/2012 a 15/04/2012
Divulgação dos trabalhos imagéticos selecionados para Mostra Audiovisual: 15/04/2012
Período de inscrição para ouvintes: 16/04/2012 a 09/05/2012
Encontros Graduados: de 08 à 11 de Maio de 2012


Grupos de Trabalho


GT 01. Teorias das Ciências Sociais

Uma teoria social é uma proposição ou um conjunto mais ou menos articulado de proposições que versam sobre a caracterização ontológica dos processos e/ou das entidades que constituem aquilo de que, da realidade, poder-se-ia dizer social  (leia-se “caracterização” aqui como denotando “descrição e explicação”, “descrição” ou apenas “explicação” de acordo com sua posição acerca dos limites da aspiração duma teoria deste tipo). Essa proposição ou essas proposições podem habitar diferentes níveis de abstração – isto é, podem pretender ser válidas desde trans-historicamente e transculturalmente até num intervalo de tempo e espaço determinado – e podem ser acompanhadas pela explicitação das implicações metodológicas e práticas necessária ou possivelmente conseqüentes de sua aceitação ou não.
Porque uma das motivações para a realização deste evento é pôr em evidência as afinidades que se estabelecem entre os diferentes ramos do conhecimento e porque o campo produção de teoria social tem sido marcado por inúmeras tensões que “aquecem” e dinamizam seus momentos de saber estabelecido, em grande medida graças a um diálogo com outros saberes que,  por sua vez, só é, com isso, ainda mais potencializado, este GT espera reunir não apenas trabalhos que produzam ou discutam diretamente empreendimentos da natureza duma teoria social, mas trabalhos de ou sobre teoria social que dialoguem, invertam, confundam e colapsem os limites até então estabelecidos entre a teoria das Ciências Sociais e outras áreas do conhecimento, trabalhos que saibam pensar e dialogar além de supostas fronteiras do saber em exercício mais do que interdisciplinar, indisciplinado.


GT 02. Políticas e Movimentos Sociais

Nessa mesa temática serão apresentados e debatidos trabalhos de estudantes de graduação que envolvam assuntos relacionados aos movimentos sociais e à política, cujo conteúdo promova uma articulação entre as Ciências Sociais e outra(s) área(s) de conhecimento. Os movimentos sociais representam demandas múltiplas da sociedade em ações coletivas que objetivam dar visibilidade a reivindicações específicas, interferindo e influenciando decisões. Esses movimentos envolvem atuações políticas, congregando clamores sociais e funcionando como espaços de comunicação entre o Estado e a sociedade civil. A política, como aponta João Ubaldo Ribeiro, tradicionalmente é entendida como o exercício de alguma forma de poder, que suscita múltiplas conseqüências. Portanto, diz respeito aos atos de poder, ligados a interesse e decisões, e às suas complexas implicações. Quaisquer trabalhos que envolvam de alguma forma essa temática, e que, de preferência, sigam a proposta de diálogo com outros campos científicos, poderão ser inscritos nessa mesa. O estudo de Denise Gomide Carvalho, divulgado no site de periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina, discorre acerca do esporte como “arma” dos movimentos sociais para o “resgate da cidadania” e é um exemplo de trabalho que segue a linha proposta pelo Encontro Graduados, promovendo um diálogo entre as Ciências Sociais e a Educação Física.


GT 03. Educação e Aprendizagem

Estimada por certas perspectivas clássicas, porque associada à própria socialização salutar, e repudiada por outras, por seu estado acidental ou sua condição essencial imprópria, a educação figura desde longa data como tema privilegiado à consideração pelas ciências sociais. Presentemente, esse tema se arvora entre tantos outros, seja pela gravidade de sua longa tradição, seja pelo apreciável potencial pragmático que encerram seus resultados ou, dito de outro modo, pela possibilidade de exploração e aplicação de suas conclusões no campo da práxis. Por semelhante potencial, os estudos que se ocupam do tema da educação – não exclusivamente, porém talvez mais evidentemente do que quaisquer outros – desempenham esse curioso movimento de se derivar cientificamente da prática e, em uma única acrobacia, de volta nela mergulhar pragmaticamente. Entretanto, consoante ao que já assinalava o celebrado educador Paulo Freire, as reflexões e debates sobre educação têm tradicionalmente conferido maior e mesmo demasiado destaque à educação e ao ensino enquanto “potência socializadora causal”, categoria geral, unívoca e solar, por assim dizer, em prejuízo do aprendizado, essa categoria frágil, intimista, variável, particular e sombria. Inspirado pela crítica à supremacia da categoria do ensino, este grupo de trabalho, intitulado “Educação e Aprendizagem”, tenciona corroborar para a valorização da experiência educacional particular dos indivíduos enquanto categoria compreensiva fundamental para se deslindar aspectos essenciais vinculadas ao tema da educação. Desse modo, são reunidos trabalhos que desafiam aquelas fronteiras familiares das ciências sociais no que diz respeito ao referido tema, convidando a audiência à meditação sobre a natureza e o exercício da educação e do aprendizado, na troca de saberes entre gerações e culturas, em contextos ortodoxos e heterodoxos. Mediante tal desafio de fronteiras, acredita-se poder oferecer uma contribuição para o redimensionamento da capacidade compreensiva da ciência que é produzida sobre o tema, bem como capacitá-la, enfim, para um retorno mais auspicioso de volta à práxis da qual se origina.


GT 04. Percepções do Espaço

O espaço pode ser percebido tanto do ponto de vista de suas formas físicas e materiais como a partir de seus elementos abstratos. Quer isso dizer que o espaço pode ser determinado tanto por paisagens naturais e ambientes construídos por meio de processos produtivos específicos, como por um cenário de trabalho, de trocas, de convivência. Os espaços, em cada momento histórico, vão sendo definidos por processos, como o de urbanização e o de globalização, que geram formas próprias de coesão social. A categoria espaço é fundamental porque ela pode ser desdobrada em esferas que ampliam a compreensão sob a teia do social. Isso significa que a sociedade pode ser interpretada pelo processo que integra diferentes grupos sociais, que podem objetivar a produção econômica, como a indústria e os serviços, a ordem política como os partidos, sindicatos e movimentos populares, ou a vida social como as famílias e tribos. Essa mesa se dirige a questões relativas à percepção espacial, pois se fundamenta na idéia de que o espaço e sua percepção estão estreitamente conectados.


GT 05. Gênero: produções clássicas e contemporâneas

Pela etiqueta "estudos de gênero" conveio-se classificar, na estruturação de universidades e editoras, uma fração da produção do conhecimento acadêmico, sobretudo proveniente das ciências humanas, constituída por tendências e perspectivas teóricas diversas, cujas origens usualmente são encontradas nos trabalhos das intelectuais europeias produzidos na passagem do século, mas que encontraram sua maturidade acadêmica e novo vigor teórico a partir da emergência do pós-estruturalismo como crítica da epistemologia e da ontologia, e do pós-modernismo, que lançando mão da matriz teórica pós-estruturalista, propõe um rompimento com o saber iluminista (moderno) não apenas no ponto de vista analítico, mas pela denúncia de seus efeitos políticos. Aproximando a crítica da verdade de Nietzsche e o paradigma pós-estruturalistas, as/os pensadoras/es do pós-modernismo têm como princípio impossibilidade de se dizer sobre o mundo com neutralidade. O sujeito de cognição do iluminismo, de cuja estrutura mental inata falaram os estruturalistas, não é mais que um privilegiado na história dos discursos legítimos. No campo dos estudos de gênero e sexualidade, as/os intelectuais da segunda metade do século XX em diante defenderam que só se pode construir uma nova política dos corpos ao se produzir um saber sobre os mesmos baseados em uma nova epistemologia, independente daquela sobre a qual o saber sobre os sexos e suas relações foi constituído até então. Surgiram então as "escolas" da epistemologia feminista e da Teoria Queer. Assim, rompendo com os primeiros paradigmas feministas e com aqueles ainda alicerçados nos "grandes discursos da modernidade", como a democracia liberal, o marxismo e a psicanálise, essas/es intelectuais levam o debate a um ponto que, a depender da perspectiva, pende entre o confuso e o fértil: como definir o gênero (dos estudos) de gênero? A proposta da mesa temática sobre os temas acerca do gênero e sexualidade nos Encontros Graduados deste ano propõe que todas as possibilidades de debate se encontrem e se confrontem.


GT 06. Religiosidades

        As diversas formas de religiosidade permitem conexões das mais variadas com aquilo que chamamos de sagrado, abrindo novos planos e perspectivas extra-mundanas, novos mundos – mundos sobrepostos, mas não separados. Ao abrir para esses novos planos, as religiosidades fractalizam a experiência, possibilitando multiplicidades que ultrapassam contornos, digamos, mais “rígidos”, fazendo-nos refletir de uma forma mais plural sobre questões complexas que não mais se sustentam em modelos fechados, límpidos, nivelados e totalizantes, tão a gosto das produções científicas. Polaridades como sociedade/indivíduo, natureza/cultura, racional/afetivo, transcendente/imanente perdem seu caráter opositivo para, juntas – na diferença mesma que as separa, o que não significa harmoniosamente – construírem novos modelos de pensamento.
         Desse modo, a proposta dessa mesa é pensar a multiplicidade religiosa a partir de suas variadas facetas, permitindo diálogos profícuos entre diversas áreas do saber e do sagrado. Pensar o pensamento religioso enquanto diferença, estabelecendo “conexões parciais” com as mais variadas agências. São manifestações do sagrado que põem em movimento desde grandes multidões a afetos que repousam no íntimo da pessoa. São conexões entre as faces que se revestem do poder político, da ciência, das formas de legitimação social, dos “sincretismos”, das instituições, das migrações, com as que curam doenças, se relacionam com objetos, transcendem, permitem sensações e experiências não traduzidas na linguagem oral e/ou escrita, etc.
         Para pensar acerca da travessia de carne e espírito que elas perpetram é proveitoso dialogar com diversas áreas do saber, sendo bem-vindos trabalhos que explorem metodológico e/ou teoricamente essa proposta. Com o cuidado de não cair no habitual em um tema que há tanto é debatido nas Ciências Sociais, analisar esse domínio de tantos âmbitos dos mais variados agentes, na tentativa de transcender sobre o transcendente.


GT 07. Mostra Audiovisual

O uso de recursos imagéticos nas produções científicas possibilita e convida ao exercício de abertura de interpretações, deixam o objeto falar mais de si, por si. Não é a realidade, é uma tentativa de aprisioná-la, e tampouco é objetiva: o olhar pousa sobre o que lhe afeta. Apesar disso, não é mera ilustração ou alegoria, estratégia estética ou entretenimento, e também possui sistemática.
A compreensão da realidade perpassa também o âmbito sensorial e sentimental, e a visão pode servir de meio analítico sobre o qual o espectador se debruça, podendo, de certo modo, compartilhar da observação participante (ou participação observante), e não somente de seus resultados. Pode-se inclusive ir além do que o pesquisador propõe, mas a esse é útil de outra maneira: a fotografia e o vídeo permitem capturar um momento fugaz e retornar a ele quantas vezes desejadas, e assim descobrir aspectos que podem ter ficado obscuros ou esquecidos na vivência da pesquisa. A imagem também é um objeto e fala por si, pode transformar a visão do observador e abarcar interpretações que vão além da dele, é pôr em prática a expansão perspectivas sobre o real: uma interdisciplinaridade metodológica. Se não podemos envolver por completo a existência, que ao menos não a sufoquemos, busquemos falar dela de outras maneiras, tentemos mostrar o que não pode ser falado. O diálogo não se faz apenas com um, requer outro, multiplicidade.


Programação

17h – 20h
14h – 17h

9h – 12h


Palestra de Abertura com o Prof. Dr. Ordep Serra (UFBA)


Terça-Feira
08/05
Teoria Social e Arte
Política e Movimentos Sociais

Teorias Antropológicas e Sociológicas

Quarta-Feira
09/05
Mostra Audiovisual
Percepções do Espaço
Educação e Aprendizagem
Quinta-Feira
10/05
Palestra de Encerramento com o Prof. Dr. José de Souza Martins (USP)
Religiosidades
Gênero: produções clássicas e contemporâneas
Sexta-Feira
11/05




                                    


Local: Centro de Pós-Graduação de Sociologia: ICC BSS-497/57

Abertura: Prof. Ordep Serra (UFBA), terça-feira (8), às 17h
"Racismo, intolerância e violência: os terreiros sob ataque."

GT 01. Teorias Antropológicas e Sociológicas
Quarta-Feira (09/05), às 9h
  • Iara Souza Vicente - "Sobre Tragédias e Sobre o Real"
  • João Vinicius Marques - "O Cotidiano, O corpo, A percepção, As práticas: Perspectivas teórico-metodológicas em uma pesquisa etnográfica em Saúde"
  • Olavo de Souza Pinto Filho - "Os conceitos trocados e as obrigações de retribui-los: pelo retorno do Hau"
  • Pedro Martins de Menezes - "O Satanismo Metodológico: é possível um saber compreensivo deixar de se compreender?"

GT 02. Política e Movimentos Sociais
Quarta-Feira (09/05), às 14h
  • Amannda de Sales Lima - "O Sistema Prisional Brasileiro e a Violação dos Direitos Humanos”
  • Amannda de Sales Lima e Rayanne de Sales Lima - "A Política Contra a Violência à Mulher para Além da Defesa da Família - Uma análise da Lei Maria da Penha e da Lei Anti-Baixaria"
  • Gustavo Belisário D’Araujo Couto, Rodrigo Oliveira de Castro Dias e Vinicius Prado Januzzi -"Influências recíprocas entre história, lideranças locais e eleitorado nas eleições de 2010 na Cidade Estrutural - DF"

GT 03. Educação e Aprendizagem
Quinta-Feira (10/05), às 9h
  • Ana Lívia Rolim Saraiva - "Uma visão sobre técnica e aprendizagem em um laboratório do Teatro das Oprimidas"
  • Cecília Santos Vianna e Tamires Barbosa Rossi Silva - "O PIBID como possível ferramenta para processo de consolidação de interdisciplinaridade da disciplina de sociologia no ensino médio: uma análise de ação"
  • Mariana da Silva Mourão - "Troca de Saberes a partir da experiência em agroecologia no assentamento colônia I, Goiás"
  • Roberto Rego Mendes - "Percepções sobre aprendizagem musical"
  • Salles Dimitri Melo Oliveira - "Projeto ‘E Eu Com Isso? ’: por um questionamento dos papeis sociais e uma proposta diferenciada em educação"


GT 04. Percepções do Espaço
Quinta-Feira (10/05), às 14h
  • Henrique Fialho Barbosa - "Geopolítica como percepção particular do espaço"
  • Letícia Canonico de Souza - "Condomínio ou “Semdomínio”? Medo e Insegurança na Paisagem Urbana de São Paulo-SP"
  • Lucas De Costa Farage Fonseca - "Quem vê o bicho? Um diálogo sobre pessoas invisíveis e espaços públicos"
  • Tiago Mendes Rodrigues dos Santos - "Projeto 'Pay': Uma apresentação do eu nas noites da 904 Sul"


GT 05. Gênero: produções clássicas e contemporâneas
Sexta-Feira (11/05), às 9h
  • Laura Luedy – “Trabalho domesticado: estudo do impacto do Programa Bolsa Família sobre divisão sexual do trabalho”
  • Matheus Gonçalves França - "'Pro meu corpo ficar odara': mapeando políticas públicas para transexuais em Goiás"

GT 06. Religiosidades
Sexta-Feira (11/05), às 14h
  • Emmanuel Felipe de Andrade Gameleira - "Cristãos homossexuais? Notas para uma reflexão sobre a Comunidade Cristã Nova Esperança, em Natal/RN"
  • Fabiana Santos Rodrigues de Oliveira - "Danças Circulares - Subjetividade, Integração, Política e Religiosidade”
  • Olavo de Souza Pinto Filho - "África como destino”

GT 07. Teoria Social e Arte
Quarta-Feira (09/05), às 17h
  • Felipe Medeiros Pereira - "Do humans dream of electric sheep?"
  • Maurício Piatti Lages - "Pintando o real: reflexões acerca do olhar moderno"
  • Rafaela Dantas de Souza Macedo - "Do movimento, da dança à técnica : criação, ensaios, espetáculo e outros momentos no ritual da dança"
  • Túlio Lourenço do Amaral - "Rito, jogo e arte: fronteiras e pertinências"

GT 08. Mostra Audiovisual
Quinta-Feira (10/05), às 17h
  • Fausto Augusto Cândido Bezerra Junior - "Fausto: Significando o real sob a edge do imaginário coletivo"
  • Fernanda Silva do Nascimento - "Integra(ação): testemunho da minha existência e as ciências visível pra você?"
  • Lucas De Costa Farage Fonseca - "Passeando por entre Tambores e Pântangomios"


Encerramento: Prof. José de Souza Martins (USP), sexta-feira (11), às 17h 
"A síndrome de Alice em nossas ciências sociais: do diálogo ao monólogo"

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