Edital



III Semana de Encontros Graduados de Ciências Sociais da Universidade de Brasília
Engajamentos




1. Objetivos

Os Encontros Graduados visam construir espaços para trocas de conhecimentos, experiências e interesses entre alunas e alunos de graduação. Proporcionamos, para tanto, mesas temáticas de discussão e exposição de trabalhos acadêmicos (baseados em artigos ou trabalhos imagéticos), palestras com pesquisadoras e pesquisadores e outros espaços de integração.



2. Tema

O tema dos Encontros Graduados de 2014 será Engajamentos. O ato de comprometer-se a uma causa ou objetivo penetra o caminho formativo das ciências sociais. Seja na agenda acadêmica, cumprindo um engajamento de ordem técnica ou em mobilizações coletivas, o pensamento social é guiado por uma corrente de demandas que levam o sujeito a posicionar-se, engajar-se. Posicionar as ações do sujeito é localizá-lo, identificá-lo, é ecoar a voz guiada por um referencial conscientemente delimitado. O sujeito engajado e uma ciência engajada no pensamento acadêmico científico ou em discussões que escapam a estas premissas definem as redes e as relações que conformam teorias e práticas enlaçadas pela necessidade de afirmação das posições dos sujeitos. Engajar é ocupar, é marcar, é assumir e se contaminar com o ponto de vista, é identificar e ligar ciência e realidade, tecer essas redes e fios de significados é a promessa de uma perspectiva situada.

Assim, o III Encontros Graduados situado e significado, reconhecendo a importância do diálogo e relações entre a produção e engajamento, convida a todos os estudantes de graduação em ciências sociais a tecer as redes, circular as ideias e dialogar os interesses.

Os grupos de trabalhos pretendem abranger os diversos temas e áreas de interesse e assim, atender aos diversos engajamentos e a pluralidade que formam as ciências sociais, sendo o reconhecimento da diversidade a qualidade que a define.



3. Inscrições para apresentação de trabalhos

3.1 – Período para submissão de resumos : 20/12/2013 a 23/03/2014.

Procedimentos:

3.2.1  – A/o estudante que tiver interesse em submeter resumo a alguma mesa temática deverá enviar um email para o endereço encontrosgraduados@gmail.com preenchendo no campo “Assunto” do e-mail “Inscrição: X”, em que X deverá corresponder a uma das mesas temáticas em que se deseja apresentar o trabalho

3.2.2– O resumo solicitado no formulário deve ter entre 900 e 2500 caracteres. Esse limite abrange apenas título e corpo do trabalho. Referências bibliográficas não contam no limite de caracteres. Atente para o fato de que espaço e pontuação também contam como caracteres.

3.2.3  – Emails sem resumo ou com resumos que extrapolem ou não atinjam o limite de caracteres não serão avaliados. As/os autoras/es que inscreverem trabalhos imagéticos também deverão  submeter um resumo escrito.

3.2.4  – Os resumos deverão respeitar a seguinte formatação: Fonte Times New Roman, tamanho dos caracteres 12, espaçamento entre linhas 1,5, espaçamento entre parágrafos Automático, alinhamento Justificado.

3.2.5  – Eventuais citações no corpo do texto deverão seguir o sistema conhecido como “autor-data”. Por exemplo: (Laraia, 2004: 62).

3.2.6  – Os resumos não deverão incluir notas de rodapé.

3.2.7  – Deverão ser citadas no resumo no máximo 5 (cinco) referências bibliográficas, as quais deverão seguir o padrão de formatação da ABNT.. Atente para o fato de que as referências bibliográficas não contam no limite de caracteres do resumo.

3.2.8   – Envie também em anexo um documento que comprove sua vinculação como graduando em uma instituição de ensino superior. Capturas de tela (screenshots) de websites e de programas de computador serão aceitos no lugar do documento.

3.2.9   – Após aprovação do resumo, serão enviadas as instruções para envio do trabalho completo, seja em formato de artigo, vídeo ou fotografias.

3.3 – Pré-requisitos para apresentação de trabalhos:

3.3.1 – Ser matriculada/o em algum curso de graduação em qualquer instituição de ensino ou pesquisa oficialmente regulamentada pelo Ministério da Educação.

3.3.1.1 – Trabalhos de estudantes de outros cursos podem, excepcionalmente, ser aceitos mediante avaliação de sua relevância e qualidade pela comissão organizadora.

3.3.1.2 – A submissão de trabalhos é restrita a estudantes ainda não graduados ou aqueles que tenham se graduado no semestre anterior referente a data do evento. Será dada prioridade a estudantes que não façam parte do programa Pet/Sol.

3.3.1.3 – Trabalhos em vídeo ou peça devem ter entre 1 (um) e 20 (vinte) minutos.

3.3.2 – Trabalhos fotográficos devem ser compostos por 5 (cinco) e 15 (quinze) imagens.

3.3.3 – Cada autor/a pode inscrever até dois trabalhos para apresentação  com a condição de que estes  sejam apresentados em mesas temáticas diferentes.

3.3.4 – Caso um/a autor/a inscreva mais de dois trabalhos, apenas os dois primeiros a serem enviados serão avaliados.

3.3.4.1 – Após a inscrição de um trabalho, não será possível fazer inclusão ou remoção de autoras/es.

3.3.5 – Os trabalhos apresentados devem se adequar a uma das linhas temáticas propostas, quais sejam:



1.Cura,morte e devoções

2.Opressões, medos e sofrimentos

3.Memória, territórios e espaços

4.Cultura,arte e comunicação

5.Perspectivas teóricas em Ciências Sociais

6.Mobilização,diferença e identidade



3.3.5.1– Trabalhos imagéticos (audiovisuais, fotográficos, performances, pinturas, esculturas, dentre outros) deverão ser inscritos na mesa de mostra artística . Trabalhos imagéticos inscritos em outras mesas temáticas não serão avaliados.

3.3.5.2 – Após a inscrição de um trabalho, não será possível fazer alteração da mesa temática escolhida, da parte da/o autor/a.

3.3.6      – Os trabalhos apresentados deverão estar concluídos ou em andamento. Não serão aceitos projetos de pesquisa não desenvolvidos.

3.3.7      – Os trabalhos apresentados não precisam ser inéditos.



4.   Inscrição para ouvintes

4.1 – Para recebimento de certificado de participação como ouvinte, deverá ser realizada inscrição através do e-mail encontrosgraduados@gmail.com até o segundo dia do evento (21 de maio), onde deverá conter nome, matrícula e vínculo institucional (se houver) da/o interessada/o.

4.2 – A inscrição será gratuita e é aberta a qualquer pessoa interessada, independentemente do nível de instrução, vinculação a instituição de ensino superior ou área de estudos.



5. Seleção de trabalhos para apresentação

5.1 – Os resumos inscritos serão avaliados pela comissão organizadora, que é formada por bolsistas e voluntárias/os do PET de Sociologia da UnB, composto por graduandas/os em Ciências Sociais (Antropologia e Sociologia) daquela instituição. Poderão participar da avaliação também as/os debatedoras/es, estudantes de pós-graduação em Sociologia ou Antropologia ou Ciência Política ou Estudos Comparados das Américas, com linhas de pesquisa relacionadas ao assunto das mesas temáticas.

5.2 – Trabalhos não imagéticos serão selecionados a partir da leitura de seus resumos. A relação dos trabalhos aprovados assim classificados será disponibilizada no blog dos Encontros Graduados (http://encontrosgraduados.blogspot.com) no dia 28/03/2014

5.3 – Trabalhos imagéticos serão selecionados a partir da leitura de seus resumos. A relação dos trabalhos aprovados assim classificados será disponibilizada no blog dos Encontros Graduados (http://encontrosgraduados.blogspot.com) no dia 28/03/2014

5.4 – Autoras/es com trabalhos (imagéticos e não-imagéticos) aprovados receberão uma notificação por e-mail, acompanhada de uma carta de aceite.

5.5 – Autoras/es com trabalhos aprovados não precisarão pagar qualquer tipo de taxa à comissão organizadora.

5.6 – As/os autores com resumos de trabalhos aprovados para Mostra Artística terão entre os dias 29/03/2014 a 20/04/2014 para encaminharem (conforme instruções a serem dadas) seu trabalho em vídeo e/ou fotografia.

5.7 As/os autoras/es com resumos de trabalhos não imagéticos aprovados deverão encaminhar (conforme instruções a serem dadas) o trabalho completo em texto escrito, contendo entre 10 a 16 páginas (abrangendo título, corpo do trabalho, referências bibliográficas e anexos), entre os dias 29/03/2014 a 20/04/2014

5.7.1 – A formatação do trabalho escrito deverá ser a seguinte: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, espaçamento entre parágrafos Automático, alinhamento Justificado, margens superior e esquerda 3 cm, margens inferior e direita 2 cm. As citações e referências bibliográficas deverão estar de acordo com as normas da ABNT (instruções emhttp://encontrosgraduados.blogspot.com/abnt). Notas de rodapé serão aceitas. O trabalho deverá estar em formato .doc

5.8 – Autoras/es que não enviarem seus trabalhos completos dentro das normas prescritas neste edital terão sua inscrição cancelada.



6. Apresentações de trabalhos

6.1 – A ordem das apresentações será definida pela comissão organizadora.

6.2 – As/os autores deverão chegar, no mínimo, 30 minutos antes do início da mesa temática. Atrasos poderão implicar em cancelamento da apresentação e consequente na não-emissão de certificado.

6.3 – Todos os trabalhos serão comentados por debatedores, estudantes de pós-graduação na UnB em Antropologia ou Sociologia ou Ciência Política ou Estudos Comparados das Américas com linhas de pesquisa relacionadas aos temas das mesas.

6.4 – Após a apresentação dos trabalhos e comentários dos debatedores haverá espaço para comentários e perguntas da plateia.

6.4.1 – Os trabalhos apresentados serão devolvidos às/aos participantes devidamente comentados pelos debatedores da mesa no período de até um mês após o evento.

6.5 – Apresentações na mesa temática Audiovisual:

6.5.1 – Autoras/es de trabalhos em vídeo terão 15 minutos, além do tempo de duração de seus trabalhos, para apresenta-los. O tempo será o mesmo para apresentações individuais ou em grupo. O tempo poderá ser mais longo se houver abstenção de candidatos.

6.5.2 – Autoras/es de trabalhos fotográficos terão 20 minutos para apresentar seu trabalho, a despeito da quantidade de fotos. O tempo será o mesmo para apresentações individuais ou em vídeo. O tempo poderá ser mais longo se houver abstenção de candidatos.

6.5.3 – As/os autores de trabalhos fotográficos terão parte de suas fotos reveladas para exposição nos espaços do evento. A exposição deverá ser acompanhada de um texto de apresentação.

6.6 – Apresentações nas demais mesas temáticas:

6.6.1 – As/os autores terão 20 minutos para apresentarem seus trabalhos. O tempo será o mesmo para apresentações individuais ou em grupo. O tempo poderá ser mais longo se houver abstenção de candidatos.

6.6.2 – Computador e datashow estarão disponíveis em todas as mesas temáticas. A/o autor/a não precisará avisar com antecedência a necessidade do uso desse equipamento. Só poderá ser exibido conteúdo armazenado em pendrives, HDs externos e outros equipamentos de armazenamento com saída “USB”.



7. Certificação

7.1 – No último dia da realização dos Encontros Graduados as/os autoras/es dos trabalhos apresentados receberão por e-mail um certificado em formato .pdf. Ausência da/o autor/a e cancelamento da apresentação implicarão em não emissão de certificado.

7.2 – O certificado é individual, portanto a ausência de um/a das/os membros de apresentações grupais não prejudicará a certificação das/os demais membros do grupo.Somente receberão certificado de apresentação, autora/autores aqueles que estiverem presentes no dia e data específicos de suas apresentações.

7.3 – Em até um mês após a realização do evento as/os ouvintes receberão por e-mail um certificado em formato .pdf. Só serão certificados ouvintes com pelo menos 60% de presença em todo o evento, mediante presença confirmada pela assinatura nas listas de freqüência.



8. Publicações do evento

8.1 – Todos os trabalhos selecionados terão seus resumos publicados na seção “Cadernos de Resumos”,para fins de divulgação dos trabalhos dos Encontros Graduados quando da divulgação da relação de trabalhos aceitos



9. Programação

Em breve



10. Cronograma·       

INSCRIÇÕES para ouvinte: de 20/12/2013 a 19/05/2014

SUBMISSÃO DE RESUMO: de 20/12/2013 a 23/03/2014.  

Divulgação, no blog dos Encontros Graduados, da relação dos resumos selecionados: 28/03/2014.

Envio dos trabalhos completos à Comissão Organizadora: 29/03/2014 a 20/04/2014

Encontros Graduados: de 19 a 22 de Maio de 2014

Retificação do edital de abertura

O PET/SOL torna pública a retificação do edital de abertura da III Semana Encontros Graduados, permanecendo inalterados os outros itens, segue abaixo as correções:

(...)

3.3.1: Estar matriculada/o em qualquer instituição de ensino ou pesquisa oficialmente regulamentada pelo Ministério da Educação, desenvolvendo algum trabalho de pesquisa.

3.3.1.2: A submissão de trabalhos é restrita a estudantes ainda não diplomados ou aqueles que tenham se graduado no semestre anterior referente a data do evento. Será dada prioridade a estudantes que não façam parte do programa Pet/Sol.


3.3.5:  
3.Memória, território e Ambientes

3.1 – Período para submissão de resumos : 20/12/2013 a 23/03/2014.

10.


SUBMISSÃO DE RESUMOS: de 20/12/2013 a 23/03/2014.